Dúvidas Frequentes
Dúvidas Frequentes
Alguns, sim. Os antibióticos, por exemplo, interferem nos exames de cultura de urina, a aspirina, o AAS, os anti-inflamatórios, interferem no exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes, falseando os resultados. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente na hora do cadastro. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja “contaminado” com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.
De jeito nenhum, se forem testes de agregação plaquetária ou curva glicêmica. Nesses casos, não fume no dia do exame.
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.
Alguns, sim. Por exemplo, os de glicemia , CPK (Creatina Quinase) e PSA (Antígeno Prostático). Tanto que, antes de fazê-los, você não pode ter se submetido a qualquer esforço físico. Além disso, lembre-se: os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas. Em conseqüência, testes feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes dos que você tem.
Sim, especialmente o de exame de triglicérides, colesterol e GGT. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar 72 horas sem ingerir qualquer bebida alcoólica.
Sim. A água não interfere no jejum.
Nem todos. O hemograma, o beta HCG por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia, triglicérides e colesterol exigem que você fique várias horas sem comer. O tempo de jejum varia de acordo com o exame. Exemplo: Glicemia (8 horas de jejum), Colesterol e Triglicérides (12 horas de jejum)
Não. Para a entrega dos resultados, é imprescindível a apresentação do comprovante e o documento oficial com foto do responsável pela retirada dos resultados.
Sim. Desde que a solicitação seja feita no momento do cadastro.
O exame de sexagem fetal é capaz de identificar frações de DNA do bebê no plasma da mãe. Caso haja a presença do cromossomo Y, exclusivo do sexo masculino, o bebê é um menino. Se o cromossomo Y for inexistente,é menina. Uma pequena amostra de sangue materno é suficiente para determinar o sexo do bebê bem antes da ultrassonografia. A partir da 8ª semana de gestação já é possível descobrir o sexo do seu bebê. É um exame não invasivo, possui 99,99% de garantia de precisão e não necessita de preparação especial.
A coleta para exame de Covid-19 está sendo realizada somente à domicilio. Então para fazer os exames, solicitamos que os pacientes façam o agendamento prévio e nós iremos até a sua casa realizar a coleta. Esclarecemos que isso é uma medida de precaução e cuidado com nossos pacientes e funcionários, visando a segurança de todos. Faça seu agendamento pelo Disk Exames: 3213-7300.
O teste RT-PCR deve ser realizado somente por pacientes que apresentam sintomas (2 a 8 dias) ou que tiveram contato suspeito recente com algum caso confirmado da doença, para a detecção do vírus na secreção nasal durante a fase ativa da doença.
O teste rápido antigênico para SARS-CoV-2 deve ser realizado até o 7º dia do início dos sintomas, preferencialmente até o 5º dia. Resultado não-reagente do teste rápido antigênico não exclui o diagnóstico da COVID-19 e não deve ser utilizado isoladamente para a suspensão do isolamento domiciliar. A menor sensibilidade do teste antigênico em relação ao teste molecular da RT-PCR e o tempo decorrido entre a coleta e o início dos sintomas da doença podem influenciar o resultado do exame. Portanto, na presença de dados clínico-epidemiológicos fortemente sugestivos de COVID-19 e resultado não reagente para antígeno do SARS-CoV-2, recomenda-se a realização do teste RT-PCR. Este teste pode apresentar, raramente, resultado falso-positivo. Se a probabilidade de COVID-19 for baixa, recomenda-se a realização do teste molecular RT-PCR para confirmação do resultado.
Os exames sorológicos IgG e IgM de Covid-19, são utilizados para a detecção de anticorpos no sangue que combatem o vírus – e que servem para o diagnóstico da doença após os 14 dias do início dos sintomas. Entre esses anticorpos, o mais importante é o tipo IgG, porque persiste detectável por mais tempo. É o exame indicado para o diagnóstico da doença numa fase posterior e para avaliar a prevalência da positividade.
O teste molecular, mais conhecido como PCR, detecta material genético do vírus e, portanto, pode detectar se a pessoa está infectada no momento com o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Já os testes sorológicos detectam os anticorpos produzidos pelo organismo para combater o vírus e podem indicar se a pessoa teve uma infecção recente (IgM) ou passada (IgG) pelo vírus. Os testes sorológicos não podem ser utilizados para diagnosticar a infecção em sua fase aguda.
RT-PCR : 3 dias úteis, fora o dia da coleta
Sorologia IgG/IgM: 3 dias úteis, fora o dia da coleta
Teste rápido (Antígeno): resultado liberado em 24 horas
O exame toxicológico é um exame capaz de identificar na queratina presente em uma amostra de cabelo ou de pêlo a presença de substâncias psicoativas como cocaína, maconha, anfetaminas, metanfetaminas, opióides, entre outras.
Quando um paciente usa drogas, 6 dias após a ingestão, a substância é absorvida e fica armazenada na queratina presente nos fios de cabelo e pêlos do corpo. É a partir da análise de amostras dessa queratina que o exame toxicológico é realizado.
O exame toxicológico também pode ser realizado por meio da análise de pelos do corpo. Neste caso, é necessário que os pêlos tenham no mínimo 1 cm.
Caso não possua pêlos com este comprimento, é possível solicitar a realização do exame por meio da coleta de unhas, que só é permitida se o paciente apresentar atestado médico comprovando que sofre de doença alopecia.
As substâncias levam de 6 a 7 dias para ficarem impregnadas na queratina dos cabelos, mas o tempo pelo qual elas continuarão ali varia em função de diversos fatores, como a absorção de cada organismo, quantidade ingerida, frequência de uso e outros.
Vale lembrar que depende da janela de detecção exigida. O DENATRAN por exemplo exige que seja analisado o histórico de uso dos últimos 90 dias.
O exame toxicológico é capaz de detectar com precisão a presença de diversas substâncias psicoativas, porém as substâncias solicitadas para finalidade de emissão/renovação de CNH e pelo Ministério do Trabalho são:
• Anfetamina (Rebite);
• Cocaína e derivados, como o crack;
• Codeína;
• Ecstasy, conhecido como “bala” (MDMA, MDA, MDE);
• Maconha e seus derivados, como skunk e haxixe;
• Metanfetaminas, como meth, ice e speed;
• Heroína;
• Morfina;
• Mazindol.
Álcool e cigarros não são testados no exame toxicológico, mas o álcool pode ser detectado em outros tipos de exame caso você solicite essa informação.
Neste caso é preciso apresentar a receita médica na data da coleta e assinalar o uso do medicamento.
Não é possível se contaminar ou ter um resultado falso desta forma. Somente a administração de substâncias por qualquer via pode levar a um resultado positivo.